Arquivos

2º Seminário de Desapropriação e Reassentamento

seminario desapropriacao e reassentamento

A Maranhão Engenharia esteve presente nos dias 18 e 19 em Brasília no 2º Seminário Nacional de Desapropriação e Reassentamento. O evento reuniu especialistas do setor público, meio acadêmico e empresas da iniciativa privada que atuam com essa temática. No Seminário, que é o maior evento do tema no Brasil, foram discutidos estudos de casos sobre desapropriação e reassentamento, nos âmbitos técnicos e jurídicos e as novidades tecnológicas. Foi ressaltado que os serviços de reassentamento e desapropriação têm o mesmo nível de importância que a execução física da obra e os serviços de engenharia.

Georreferenciamento a todo vapor!!

Itinga

O Georreferenciamento segue a todo vapor na Maranhão Engenharia. Essas belas fotos são do serviço de Georreferenciamento realizado em Maio de 2018 no município de Itinga/MG. Agende uma visita e faça seu orçamento. Seu imóvel merece e precisa ser valorizado. Os prazos oficiais para que obrigatoriamente o imóvel esteja georreferenciado são: Entre 250ha a 500ha até 20/11/2013 Para imóveis de 100ha a 250ha, até 20/11/2016 Para imóveis de 25ha a 100ha, até 20/11/2019 Para imóveis abaixo de 25ha, até 20/11/2023 O processo é cheio de detalhes por isso é seguro procurar um profissional credenciado ao Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e especializado no assunto para que seja concluído com êxito.         Guilherme Maranhão, Engenheiro Civil e responsável técnico da Maranhão…

Qualidade do líder de sucesso: Mostrar sempre os porquês

Mostre os porquês

Para executarmos um trabalho com segurança e qualidade é fundamental entendermos os “porquês” da tarefa a ser realizada. Independente de estarmos em uma empresa de Engenharia, em um Contact Center ou em um supermercado, trabalhar com transparência é uma das chaves para o sucesso. Mostre sempre os porquês! Esclarecimentos de como se construiu a metodologia de trabalho, de como se chegou a uma determinada meta, e o porquê não podemos flexibilizar alguns pontos em uma política de negociação ou venda, por exemplo, são informações que ajudam muito na entrega dos resultados. O colaborador precisa estar convencido, primeiramente, da viabilidade de seus desafios para conseguir chegar lá. Se o funcionário não acreditar, terá sempre um argumento para justificar a não entrega do resultado. Muitas empresas investem…

Qualidade indispensável de um Líder de verdade: saber desenvolver pessoas!

Líder

A bibliografia é farta sobre as habilidades e características necessárias para que um líder se forme e faça bonito em suas equipes, mas chamo atenção para uma delas que realmente é a alma da digna tarefa de liderar: saber desenvolver pessoas! Nossas expectativas normalmente são as maiores em relação aos nossos Líderes, mas nem sempre nos deparamos com pessoas realmente preparadas para essa nobre tarefa. Desenvolver um profissional requer conhecimento, requer tempo, requer habilidade, requer estratégia, requer suor. Ah, suar a camisa realmente será indispensável, não importa quantas vezes você já tenha feito este trabalho! Planejar a estratégia de desenvolvimento para cada funcionário ajuda a definir o sucesso dele, da equipe e do próprio líder. Normalmente as empresas já possuem um treinamento adequado, mas essa…

Assistente Técnico em Perícias Judiciais: Vale a pena ter um!

Assistente Técnico

O Assistente Técnico em Perícias Judiciais pode te ajudar a economizar bastante, ao contrário do que muitos pensam. Se você está discutindo em juízo Ação de Dissolução de Sociedade, Renovatórias e Revisionais de Aluguel, Ação de Divórcio, Nunciação de Obra Nova, Desapropriação, entre outras, com certeza você irá precisar de um Assistente Técnico de sua confiança. Como versa nosso Código de Processo Civil, a Prova Pericial consiste em exame, vistoria ou avaliação. A Perícia será necessária quando a prova de um fato dependa de conhecimento especial de um técnico/especialista e o Juiz não consiga sanar todas as questões por falta de conhecimento em um determinado assunto. O Art. 465 do CPC diz que: “o juiz nomeará perito especializado no objeto da perícia e fixará de imediato…

DESAPROPRIAÇÃO: Interesse particular x Interesse público

desapropriação planta

Desapropriação! Diante da necessidade do Poder Público de utilizar uma área de propriedade privada para a duplicação de uma rodovia, construção de uma escola, construção de uma ponte, entre outras, inicia-se um projeto de Desapropriação. Desapropriar significa retirar o direito à propriedade privada em prol de um interesse maior da coletividade. O projeto de Desapropriação precisa ser tratado com muito cuidado, pois muitas vezes famílias são retiradas de suas propriedades que vivem há anos, por isso todo o processo precisa ser executado por profissionais especializados. As propriedades particulares impactadas devem ser indenizadas por preço justo, de acordo com o valor de mercado. A avaliação dos imóveis atingidos precisa ser feita com base nas Normas Técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), através de aplicação de metodologia…

Cadastro Ambiental Rural – Cadastro Ambiental Rural – Os Cartórios já estão exigindo a apresentação do CAR

PRAZO ENCERRADO

O cadastro Ambiental Rural é obrigatório para todos os imóveis rurais (Propriedades ou posses), públicos ou privados, assentamentos de reforma agrária e área de povos indígenas e comunidades tradicionais. O proprietário ou posseiro do imóvel rural devem preencher o cadastro. O pequeno produtor precisa fazer o CAR? A resposta é SIM. Os pequenos proprietários, com área de até 4 módulos precisam fazer o CAR. Cadastro Ambiental Rural – Os Cartórios já estão exigindo a apresentação do CAR O prazo para realizar o CADASTRO AMBIENTAL RURAL (CAR), conforme Código Florestal 12.651 de 2012, foi encerrado em 30/12/2017. Em caráter excepcional foi prorrogado para 31 de maio de 2018; a proposta foi aprovada nesta quinta-feira (3) na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). Os Cartórios estão exigindo a apresentação…

Proprietário Rural: com certeza você precisará do Georreferenciamento

GEORREFERENCIAMENTO

Regularizar um imóvel passa pelo cadastro de Georreferenciamento. Quem hoje não tem um imóvel que esteja precisando colocar dentro das conformidades e assim ter uma Escritura. Ter o documento com GARANTIA de PROPRIEDADE. Para isto sendo Proprietário Rural: com certeza você precisará do Georreferenciamento Segundo o Cadastro Rural: O que é georreferenciamento de imóvel rural? A palavra: “geo” significa terra e referenciar = tomar como ponto de referência, localizar, ou seja: georreferenciar é situar o imóvel rural no globo terrestre, é estabelecer um “endereço” para este imóvel na Terra, definindo a sua forma, dimensão e localização, por meio de métodos de levantamento topográfico, descrevendo os limites, características e confrontações do mesmo, por meio de memorial descritivo que deve conter as coordenadas dos vértices definidores dos limites…

AVALIAÇÃO DE IMÓVEL: SAIBA COMO

Avaliação de Imóvel: Saiba como!

Avaliação de Imóvel: Saiba como! As avaliações imobiliárias são de extrema importância para se realizar transações comerciais, pois demonstram legalmente o valor dos bens. Você vai fazer um empréstimo, precisa fazer o Inventário de um bem ? As instituições financeiras utilizam das avaliações em diversas operações, como concessões de crédito, ajuizamentos de seguros, para fins judiciais e também avaliação de patrimônios de órgãos e entidades públicas. Além dos bancos, os tribunais de justiça também utilizam as avaliações de imóveis em processos de herança, divórcio, separação de sociedade, partilha etc. A Engenharia de Avaliações deve ser executada por engenheiros, arquitetos ou agrônomos cada qual respeitando suas respectivas habilitações. A Engenharia de Avaliações de Imóveis é um segmento da engenharia que atua através de um conjunto de…

USUCAPIÃO EM CARTÓRIO: VOCÊ SABIA?

USUCAPIAO SITE

Está mais fácil requerer Usucapião em Cartório com os seguintes documentos: Ata Notarial lavrada pelo Tabelião, atestando tempo de posse do requerente. Planta e memorial descritivo assinado por profissional legalmente habilitado, com ART do respectivo conselho de fiscalização profissional, e pelos titulares de direitos registrados ou averbados na matricula do imóvel usucapiendo ou na matrícula dos imóveis confinantes. Certidões Negativas da situação do imóvel e do domicílio do requerente. Justo título ou quaisquer outros documentos que demonstrem a origem, a continuidade, a natureza e o tempo da posse, tais como o pagamento dos impostos e das taxas que incidirem sobre o imóvel. USUCAPIÃO EM CARTÓRIO: VOCÊ SABIA? Também conhecida como Usucapião Extrajudicial ou Administrativa. O novo Código de Processo Civil permitiu que o pedido de…

1 2 3