Qualidade indispensável de um Líder de verdade: saber desenvolver pessoas!

Líder

A bibliografia é farta sobre as habilidades e características necessárias para que um líder se forme e faça bonito em suas equipes, mas chamo atenção para uma delas que realmente é a alma da digna tarefa de liderar: saber desenvolver pessoas!

Nossas expectativas normalmente são as maiores em relação aos nossos Líderes, mas nem sempre nos deparamos com pessoas realmente preparadas para essa nobre tarefa.

Desenvolver um profissional requer conhecimento, requer tempo, requer habilidade, requer estratégia, requer suor.

Ah, suar a camisa realmente será indispensável, não importa quantas vezes você já tenha feito este trabalho!

Planejar a estratégia de desenvolvimento para cada funcionário ajuda a definir o sucesso dele, da equipe e do próprio líder.

Normalmente as empresas já possuem um treinamento adequado, mas essa ação está longe de ser a suficiente para que o colaborador consiga chegar a seu máximo de entrega.

O período de experiência vale ouro para o Líder e para o liderado! O líder precisa de atenção máxima!

Do líder se espera que acompanhe de perto o recém-chegado, mostre onde ele precisa chegar, quais números precisa acompanhar, onde buscar as informações necessárias para conhecer o negócio e como fazer suas atividades, se valendo, sempre que possível, dos profissionais mais experientes como exemplo. Tantos são os recursos: reciclagens, feedbacks, sombra em colegas experientes, entre inúmeros outros.

Do liderado, espera-se que aproveite a oportunidade por completo.

Não há tempo para desvios de atenção, há muito que aprender, há muito que observar! Formar uma metodologia de aprendizado também faz parte das tarefas do novo colaborador.

Após o período de experiência, o trabalho de desenvolvimento continua: desenvolver o funcionário para assumir novas tarefas, desenvolvê-lo para melhorar as habilidades já conquistadas, desenvolvê-lo para que continue seu processo de aprendizagem! Trabalho contínuo, prazeroso e desafiador!

 

Carla Dib

Carla Dib

Advogada, Especialista em Gestão de Pessoas

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *