Qualidade do líder de sucesso: Mostrar sempre os porquês

Atualizado em 21/02/2018
Por Guilherme Maranhão

Qualidade do líder de sucesso: Mostrar sempre os porquês

Atualizado em 21/02/2018
Por guilherme
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Para executarmos um trabalho com segurança e qualidade é fundamental entendermos os “porquês” da tarefa a ser realizada.

Independente de estarmos em uma empresa de Engenharia, em um Contact Center ou em um supermercado, trabalhar com transparência é uma das chaves para o sucesso.

Mostre sempre os porquês!

Esclarecimentos de como se construiu a metodologia de trabalho, de como se chegou a uma determinada meta, e o porquê não podemos flexibilizar alguns pontos em uma política de negociação ou venda, por exemplo, são informações que ajudam muito na entrega dos resultados.

O colaborador precisa estar convencido, primeiramente, da viabilidade de seus desafios para conseguir chegar lá.

Se o funcionário não acreditar, terá sempre um argumento para justificar a não entrega do resultado.

Muitas empresas investem “rios de dinheiro” em premiações, bônus, convênios, consultores, mas esquecem de que pequenas ações podem fazer grande diferença no dia da dia das equipes.

O funcionário que conhece o porquê de suas ações se sente mais envolvido no processo, mais seguro na execução da tarefa e consequentemente mais motivado.

Sentir-se parte do processo, participar das decisões e ser escutado contribuem diretamente para que o interesse do colaborador na empresa esteja alto. Interesse alto resulta em boa produtividade e assiduidade!

Se o funcionário motivado contribui com ideias e a liderança não retorna com explicações sobre a não implantação de sua sugestão, possivelmente esse colaborador se cala e se frustra. É uma consequência lógica e frequente no dia a dia das empresas.

O líder precisa estar atento não apenas a explicar os porquês dos processos do negócio, mas também explicar os porquês das demandas da sua equipe, tais como férias e folgas que não foram liberadas. Mesmo que a resposta seja negativa o feedback é necessário.

E quando esse “porquê” não puder ser divulgado por uma estratégia da empresa, explique isso também ao seu liderado. Se a relação de confiança já estiver fortalecida entre o líder e o liderado, este entenderá com tranquilidade.

Esteja certo de que agir com transparência é uma das grandes estratégias dos líderes de sucesso.

 

Carla Dib

Carla Dib

Advogada, Especialista em Gestão de Pessoas

Guilherme Maranhão, aqui no Blog.

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